A Chapada dos Veadeiros é um destino imperdível para os viajantes que desejam fazer ecoturismo, mas os atrativos da Chapada não se esgotam em Cachoeiras, Rios e Cânions, também é um lugar rico culturalmente, e guarda segredos do mundo esotérico.
Localizada no Planalto Central, a Chapada dos Veadeiros é composta por cinco municípios, cujas principais bases são os municípios de Alto Paraíso (o que inclui a Vila de São Jorge) e Cavalcante.
Grande parte das atrações da região está concentrada nas duas localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em que quase 70% do seu território está situado no município de Cavalcante.
Repleta de vales, montanhas, cachoeiras e cânions, a Chapada é destino certo de quem busca por aventuras e paisagens indescritíveis. Os atrativos preferidos dos viagens são a cachoeira Santa Bárbara, o complexo do Prata (cachoeira Rei do Prata), Complexo Canjica (Cachoeira Guardião), Complexo Veredas, Jardim Maitreya, cachoeira Candaru, o Vale da Lua, e as cachoeiras do Segredo, Almécegas I e II, Barroco, Catarata dos Couros, além do poços “caribenhos” do complexo vargem redonda.
Mas não é só. O município de Cavalcante abriga o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, o maior quilombo remanescente do Brasil, contando, dentre outros, com o Povoado Engenho e Vão do Moleque, cuja cultura, modo de viver e ancestralidade fazem do local um atrativo à parte.
A região também é conhecida pela sua grande energia espiritual, sendo um dos principais pontos energéticos do planeta. Acredita-se que a Chapada dos Veadeiros está acima de uma imensa placa de quartzo (com mais de 4 mil m2) e outras pedras capazes de canalizar energias superiores. Essas pedras teriam a capacidade de desintegrar energias negativas e atrair energias positivas e forças vitais, fazendo com que o local formasse uma espécie de “ímã do bem”. É comum encontrar cristais (quartzo) nas trilhas e cachoeiras da região.